Comp. Angela Ribeiro

Comp. Angela Ribeiro

quinta-feira, setembro 18, 2008

Colaboração com Companhia Alforge

A partir de Outubro deste ano, irei iniciar uma colaboração com a Companhia Alforge. A curto prazo, esta parceria integra sobretudo estratégias de produção e itinerância de espectáculos. Numa perspectiva de continuidade e desenvolvimento criativo, pretendemos estabelecer colaborações a nível artístico ( já iniciadas com a criação das bandas sonoras originais de Alice no País das Maravilhas e de O Fazedor de Vidas).

Para quem já ouvia falar do grupo de música medieval Strella do Dia, esta é a companhia onde está integrado.

Aqui fica um texto de apresentação da companhia:


A Companhia Alforge consiste num colectivo de artistas reunidos num espaço de criação principalmente dedicado à musica. Através de um trabalho minucioso de pesquisa e experimentação sob um repertório vasto de músicas tradicionais e populares, este colectivo questiona relações musicais aparentemente dissociadas entre si, procurando assim (re)criar um repertório actual, inovador e singular. Os artistas da Companhia Alforge reúnem-se em diferentes formações, podendo funcionar em quintetos, sextetos ou mesmo duos, e são exemplo disso criações como os Strella do Dia, Al-Farabi, AG&GC e muitos outros projectos ainda por acontecer.
É nosso desejo incentivar a produção e a valorização de um património musical além fronteiras, através da produção e difusão de espectáculos que proporcionem o encontro directo e indirecto entre o artista e o público. Devido ao espectro instrumental variado deste colectivo, é hoje possível criar e apresentar espectáculos em contextos tão diferentes como festivais de artes de rua assim como concertos intimistas no interior de locais históricos (capelas, igrejas, claustros).
A Companhia Alforge provoca o reencontro entre o património musical medieval e renascentista europeu, com os repertórios de tradição popular e a riquíssima música árabe, cruzando estes num espaço musical comum onde a tolerância e o respeito humano dialogam de forma fluida.
+ informação em www.alforge.org <http://www.alforge.org>

Sem comentários: