Comp. Angela Ribeiro

Comp. Angela Ribeiro

quinta-feira, março 22, 2007

C.A.Ma -Centro de Artes da Marioneta

A Tarumba inaugurou ontem o C.A.Ma., localizado no Convento das Bernardas/Museu da Marioneta.Um espaço onde se pretende dar mais destaque ao teatro de marionetas. Passei por lá, para ver as vistas, e vale a pena a visita: o C.A.Ma. constitui-se de dois recintos, num deles pode-se contactar com um interessante espólio de literatura sobre o teatro de marionetas, para além de vídeos e DVD's para consulta (local e não só). O outro recinto insurge-se como um potencial local de apresentações públicas.

Sobre o C.A.Ma
O C.A.Ma, Centro de artes da Marioneta, é um projecto da companhia Tarumba - Teatro de Marionetas, em parceria com o Museu da Marioneta/EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa. Funciona no edifício do Convento das Bernardas - Museu da Marioneta e é simultaneamente o espaço de residência da companhia e um centro de desenvolvimento de projectos em torno da arte da marioneta.
Incluirá um pequeno espaço de apresentação, fontes de programação e de documentação à disposição do público, juntamente com a edição de publicações periódicas. Irá desenvolver novas acções artísticas e despertar os artistas contemporâneos para a multiplicidade da arte da marioneta, alargar o público teatral e formar públicos mais jovens. Um ponto de encontro internacional da arte das marionetas aberto para todos.
O Centro representará uma visão de futuro para a marioneta em Portugal, pretendendo identificar, reunir e apoiar o trabalho de todos os marionetistas que, a cada momento, investem a sua criatividade na experimentação e investigação de novas ideias, tentando alargar as suas fronteiras e superar os seus limites.
Um espaço transdisciplinar de cruzamento das várias linguagens artísticas visitadas actualmente pela marioneta, dança, música, teatro, vídeo, multimédia, cinema, artes plásticas.

Sem comentários: